Blog
Como Ler Rótulos dos Alimentos
Acredito que um hábito que todos devemos começar a ganhar é saber ler rótulos dos alimentos, principalmente para os que consumimos diariamente. Obviamente que não se aplica de forma tão rígida a produtos para se consumir esporadicamente, como um chocolate, um bolo, batatas fritas, etc. Este conteúdo foi criado com a ajuda da nutricionista Rita Lopes, uma grande profissional que aconselho a todos vocês a seguir.
Perceber o rótulo do que vamos consumir diariamente é bastante importante para sabermos se é algo muito ou pouco processado, com muito, pouco ou nenhum açúcar, gordura, entre outros, e se tem algum alergénico (no caso de teres alguma alergia).

Isto não serve para causar qualquer tipo de privação na nossa alimentação, apenas como forma de guia de quais as melhores opções para se consumir mais regularmente, até porque existem produtos que incluimos na nossa alimentação a pensar que são de facto saudáveis pelo nome que aparece na embalagem, mas em termos de ingredientes não é tão interessante, e há opções no mercado melhores a esse nível e até mesmo em termos de sabor.
Não existem alimentos bons ou maus, há alimentos mais ricos a nível nutricional que outros, apenas isso. Não vamos rotular os alimentos dessa forma.
A embalagem
Acontece imenso de irmos pela embalagem apenas sem vermos se quer os ingredientes ou tabela nutricional. Quando dize "Light", "Integral", "Diet", "Digestivas" entre outras palavras mágicas que nos influenciam a comprar sem se quer nos questionarmos do que o produto leva. Quando um produto diz que é Light que dizer que tem pelo menos 30% de gorduras ou açúcares que o produto original, isto é obrigatório. Um exemplo é o queijo, o queijo Limiano Light tem pelo menos uma redução de 30% de gordura em relação ao queijo Limiano original.
Muitas vezes as tostas, pão ou bolachas diz "Integral" levando a uma pessoa a comprar sem ver os ingredientes. Infelizmente em muitos dos casos o ingrediente integral aparece quase no fim da lista de ingrediente e açúcar ou gordura de palma aparece quase no início.


Lista de Ingredientes
A lista de ingredientes aparece por ordem de quantidade de cada produto. Por isso, produtos que se consome com muita regularidade convém evitar produtos que tenham nos primeiros ingredientes AÇÚCAR, GORDURA VEGETAL e SAL. Além disso, há que ter em atenção que o açúcar por vezes vem "disfarçado" com outros nomes que podemos não conhecer, por exemplo, xarope de milho, xarope de amido, dextrose, glucose, sacarose, maltodextrina, entre outros. E finalmente, algo a ter em conta são as gorduras vegetais, como gordura de palma, gordura de colza entre outros.
Para a tua alimentação diária dá preferência a produtos alimentares o menos processado possível, quanto menos ingredientes tiver na sua composição melhor. Opta por um pão, tostas, cereais com menos ingredientes e, se possível, os alimentos na sua forma mais natural.
Em baixo tem um exemplo de produto que tem na embalagem integral mas infelizmente a lista de ingredientes não é tão agradável. Há melhores opções no mercado e deixo exemplo abaixo destas imagens.


Devemos também estar atentos aos alergénios no caso de teres algum tipo de intolerância ou alergia. Normalmente estes ingredientes aparecem a negrito. E finalmente, ainda na lista de ingredientes é importante realçar que não há necessidade de abominar por completo os conservantes, os famosos Es, estes produtos são testados e servem para os alimentos poderem ficar em prateleira durante mais tempo. Opta pelo produto mais natural, mas não há necessidade de fugir de um alimento simples só porque tem conservante.
Tabela Nutricional
Existe um descodificador de rótulos que te ajuda a guiar quando estivermos a fazer as nossas compras, chama-se semáforo nutricional. Basta ter esta imagem quando fores fazer as tuas compras e analisar a tabela nutricional dos produtos. Todos têm a informação nutricional por 100 gramas.
De facto algo que vejo que é raro manter-se na cor verde é a quantidade de sal, mesmo nos produtos menos processados. Outra coisa a denotar importante, é o facto de isto não ser aplicável em todos os alimentos, uma vez que, por exemplo com os amendoins ou manteiga de amendoim, a quantidade de gordura terá um valor absurdamente alto, visto que é uma FONTE DE GORDURA porque há que ter isso em conta em alguns produtos alimentares.

Fiz tambem uma tabela onde é possível ver algumas comparações de produtos alimentares similares em relação à sua tabela nutricional. É possível observar que muitas das vezes a embalagem diz integral mas ainda assim a sua tabela nutricional não é a mais interessante.

Conclusões
Analisar o rótulo dos produtos não tem que ser complicado, eu pessoalmente acabei por ganhar o hábito e simplesmente adoro analisar os produtos quando estou a fazer compras. Mas mais uma vez quero realçar que isto não é com intenção de te fazer privar de certos alimentos, serve meramente para aprenderes a ler o que consomes e fazeres escolhas mais consciêntes na alimentação do teu dia a dia.
Podes ver este assunto também em vídeo se tiveres preferência e podes também ler sobre este assunto no site da Nutricionista Rita Lopes.